Domingo de manhã: hora do café torrado. Você abre o pacote. O que acontece? Você sente o aroma inimitável do café fresco. Por um breve momento, você se sente como uma testemunha do processo de torrefação em algum lugar em um país exótico, mesmo antes de ter moído o café ou enchido os grãos na máquina de café e pressionado o respectivo botão. Uma fragrância celestial, um sentimento celestial. É assim que os domingos começam bem – bons dias em geral.

Não é coincidência que isso seja possível. Pequenos ajudantes fazem grandes contribuições. Eles são as válvulas unidirecionais de alívio de pressão.

Os consumidores quase nunca se perguntam por que o café cheira tão fresco, embora os grãos tenham sido embalados há algum tempo. Para eles, essa experiência olfativa aparentemente pequena é quase uma coisa óbvia. Na embalagem, o produto adquirido deve permanecer aromático e fresco.

Os produtores devem atender a essa expectativa do consumidor. Aroma e frescura devem ser embalados em conjunto com o produto. Este artigo explica como isso funciona.

O desafio após o desenvolvimento de produtos

Produtores de bens investem um tempo considerável no desenvolvimento de seus produtos. Eles fazem modificações e melhorias até encontrarem a solução perfeita – o melhor produto. Uma receita para café torrado, por exemplo.

Depois de ter desenvolvido o produto, os fabricantes se deparam com uma pergunta: como podemos entregar nosso ótimo produto ao consumidor sem prejudicar a frescura e a fragrância? Afinal, nem todo cliente pode comprar café diretamente do torrador.

Felizmente, existem especialistas que lidam exatamente com esse tipo de pergunta. Seu objetivo é dominar precisamente esses tipos de desafios. Eles são profissionais de embalagens que oferecem soluções e permitem que os produtores concentrem toda a sua energia em seus produtos.

O dilema da embalagem

Certos alimentos permanecem ativos dentro da embalagem. Produtos como grãos de café ou chucrute cru geram gases. Assim que o produto é embalado, esses gases devem escapar, o que resulta em um dilema de embalagem:

• Se o produto não estiver em um pacote hermético, ele estará inevitavelmente exposto ao ar. Consequência: O produto embalado oxida e sofre rapidamente degradação de aroma e qualidade. Não é um bom resultado!

• Se o produto for colocado em embalagem hermética imediatamente após a torrefação, os gases gerados no decorrer dos próximos três dias não escapam. A consequência: a embalagem explodirá mais cedo ou mais tarde. Não é um bom resultado!

Então não é uma tarefa fácil. Mas nossos especialistas em embalagens assumiram o desafio.

A solução

Na Wipf AG, resolvemos esse dilema. Um pacote de pacote absolutamente impermeável a gás (vapor de oxigênio e água) para grãos de café só é possível com uma válvula.

Com a válvula de alívio de sobrepressão unidirecional WICOVALVE®, em combinação com os laminados patenteados, a Wipf aumentou a vida útil do café de grãos de algumas semanas para até dois anos.

Em seu espectro de aplicações, esta válvula tornou-se um padrão de fato. Permite que os gases escapem, mas impede a entrada de oxigênio. Assim, faz uma das contribuições mais essenciais para a proteção otimizada dos produtos embalados.

A alternativa para integrar uma válvula de alívio de pressão unidirecional?

Isso seria esperar até que o produto tenha totalmente desgaseificado e, em seguida, empacotado após o pico de frescura. Mas: Bons produtos querem ser embalados enquanto são frescos e aromáticos. Esta não é uma alternativa genuína.

Em alguns mercados, a embalagem é perfurada com uma agulha. O furo permite que o gás escape, mas também expõe o produto ao Oxigênio – à custa do prazo de validade e do risco de rápida dissipação do aroma. Novamente: não é uma alternativa real.
Portanto, nada pode substituir a válvula de alívio de pressão unidirecional. E aqui, a Wipf AG pode legitimamente reivindicar liderança de qualidade. Afinal, garantimos pelo menos três anos de perfeita integridade funcional – após três anos, a válvula funciona bem como no primeiro dia.

Boa proteção – não apenas para café

Originalmente, a válvula de alívio de pressão e proteção de aroma WICOVALVE® era destinada exclusivamente ao café. Nos últimos anos, entretanto, desenvolvemos essa tecnologia para cobrir um número crescente de novas aplicações.

Hoje, ele protege produtos frescos e não tratados, como massas, soja, queijo, cogumelos ou alimentos de conveniência para micro-ondas. Graças ao WICOVALVE®, a embalagem cumpre os requisitos logísticos contemporâneos e é simultaneamente amiga do consumidor.

Especificamente, isso significa: Ao escolher a embalagem certa em combinação com uma válvula de alívio de pressão unidirecional, você pode comercializar seu excelente produto com a mesma qualidade em qualquer país. Quer os seus consumidores comprem o seu produto no Brasil ou em Zurique, a experiência do sabor permanece a mesma.

É importante dizer que também evoluímos as válvulas projetadas para a indústria do café. Um exemplo é a válvula biodegradável. Em combinação com materiais biologicamente compostáveis, o torrefador de café pode agora oferecer um sistema de embalagem totalmente biodegradável e que oferece proteção otimizada do café de grãos inteiros contra a perda de aroma.

Veja como isso funciona:

A válvula de alívio de pressão unidirecional WICOVALVE® atende aos mais altos requisitos da moderna tecnologia de embalagem.

A válvula abre assim que o produto – grãos de café ou massa, por exemplo – gera sobrepressão suficiente no interior. A válvula fecha novamente quando a sobrepressão diminui. Em tais ciclos, o selante evita a entrada de oxigênio na embalagem. Isso restaura o selo hermético da embalagem e mantém o aroma precioso no interior – por até dois anos a mais do que anteriormente.