Válvulas Aromáticas de Alívio WICOVALVE®

São necessárias soluções técnicas e sofisticadas para preservar produtos alimentícios, especialmente aqueles que permanecem ativos em suas embalagens. Para tanto, nossa WICOVALVE® tornou-se o padrão mais adotado.

Uma grande variedade de alimentos, tais como café e alimentos fermentáveis , liberam gases no interior de suas embalagens. É neste momento que a válvula unidirecional WICOVALVE®, desenvolvida pela empresa Wipf, literalmente proporciona alívio. Além de permitir que os gases liberados escapem, impede a entrada de oxigênio na embalagem. Este mecanismo contribui decisivamente para a preservação eficaz do produto.A WICOVALVE®, nossa válvula que preserva o aroma e alivia pressão, foi criada originalmente para a preservação do café. E com o passar dos anos, a tecnologia utilizada nesta válvula foi modificada e aprimorada, tornando-a viável para diversas novas aplicações. Ela permite que produtos como massas, derivados de soja, queijos, cogumelos e refeições para forno de micro-ondas sejam comercializados em embalagens práticas, sem prejudicar as exigências da logística moderna.

As válvulas de alívio de pressão WICOVALVE® estão disponíveis em diversas combinações de materiais, responde a diferentes níveis de pressão, volumes de fluxo e filtros de partícula, a fim de atender as diferentes necessidades de utilização.

Pequena válvula, grande efeito

NOSSA TECNOLOGIA WICOVALVE® PODE SER IMPLANTADA EM DIFERENTES APLICAÇÕES. AS VÁLVULAS POSSUEM DURABILIDADE EXCEPCIONAL, QUE GARANTE POR TRÊS ANOS SUA INTEGRIDADE E FUNCIONALIDADE.

Café

O café torrado, quando embalado, deve ser protegido contra: exposição ao oxigênio, vapor de água, luz e perda de aroma. Nossas camadas de barreira, POLIVEL® e POLIALUVEL® especialmente desenvolvidas para esta aplicação, garantem tais proteções. Por outro lado, deve-se permitir a vazão do gás emitido por grãos de café recém torrados, sem deixar que oxigênio ou vapor de água entrem. Este mecanismo é realizado pela WICOVALVE®.

Produtos crus, a menos que seja tratado termicamente, fermentará na embalagem. Os gases gerados neste processo são seguramente liberados pela WICOVALVE®. Os stand-up pouches são ideais para embalar esses produtos. A válvula é selada na zona superior da embalagem e é importante minimizar sua exposição a líquidos. Vale alertar os consumidores que tais embalagens não devem ser armazenadas na horizontal. Em embalagens comerciais, como os baldes de chucrute, a WICOVALVE® é selada na tampa.

Pasteurização sem contrapressão

A pasteurização prolonga a validade de alimentos pré-cozidos. O método de equalização de pressão é necessário para assegurar que o processo de pasteurização possa ser efetuado diretamente na embalagem ou bandeja sem qualquer contrapressão. Nosso tipo especial de válvula faz uma contribuição fundamental para a simplificação do setor de alimentos práticos.

Cocção a vapor para forno de micro-ondas

Cada vez mais restaurantes, banqueteiros, e consumidores finais estão descobrindo as vantagens do Dream Steam System como uma panela de pressão para o forno de micro-ondas. Ele permite o preparo rápido e conveniente de refeições completas em bandejas seccionadas ou pacotes. A WICOVALVE® integrada a este sistema garante preservação do frescor. Ela regula a pressão que aumenta enquanto o alimento está sendo preparado no forno de micro-ondas, mantendo o excesso de pressão de vapor constante até que o alimento esteja pronto para ser servido. Após a cocção, a válvula permanece aberta para impedir a formação de vácuo na bandeja ou pacote enquanto a comida resfria.

Produtos farináceos

Certa quantidade de ar geralmente fica presa em sacos de tamanho comercial depois que os produtos são embalados. Este ar residual pode levar à perda de estabilidade e ao potencial deslizamento das embalagens empilhadas no palete. O uso de nossas válvulas de ventilação WICOVALVE® aumenta a estabilidade das embalagens nos paletes e otimiza sua capacidade de armazenamento.

Massas fermentadas

Continuam ativas nas embalagens. Tais massas contem fungos que liberam gases, proporcionando seu crescimento.Dependendo da temperatura de armazenamento,o aumento de volume pode ser considerável. A WICOVALVE® foi desenvolvida especificamente para esta aplicação, pois permite o escape dos gases, preservando a integridade da embalagem.

Como as válvulas são integradas

AS VÁLVULAS WICOVALVE® SÃO APLICADAS COM CALOR OU ULTRASSOM. A SELAGEM AUTOMÁTICA OCORRE DURANTE O PROCESSO DE EMBALAGEM DO PRODUTO POR MEIO DE EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS. NO ENTANTO, NÓS TAMBÉM FORNECEMOS STANDUP POUCHES PRÉ-FABRICADAS E EMBALAGENS SANFONADAS JÁ COM VÁLVULAS INTEGRADAS.

Dependendo do processo de embalagem das válvulas de desgaseificação são aplicadas por selagem térmica ou por ultrassom. Para garantir seu funcionamento adequado, a válvula de sobre pressão WICOVALVE® é selada na parte interna do laminado. Durante a selagem o corpo da válvula aderirá ao meio do filme, tanto em embalagens de polietileno (PE) quanto de polipropileno (PP). A escolha do tipo de válvula também tem impacto sobre a linha de produção. As rolarias devem conter sulcos na posição da válvula para que estas não sejam arrancadas durante a passagem do filme pelos cilindros. Além disso, o paralelismo das ferramentas de vedação deve ser ajustável na máquina. Para garantir a desgaseificação adequada, recomendamos perfurar o filme com um orifício simples ou em forma de cruz.

Para mais informações, por favor, contate-nos. Estamos disponíveis para orientá-lo pessoalmente a fim de encontrar a melhor solução possível para o seu produto.

O princípio de funcionamento da WICOVALVE®

O vedante e a membrana previnem que o ar entre na embalagem.

A membrana abre assim que o produto gera pressão interna. Dependendo do tipo de válvula e do conteúdo da embalagem, tal abertura pode ocorrer com níveis muito baixos de sobrepressão. Em sacos de café, por exemplo, a membrana levantará a flange de vedação a um nível de pressão de 3,5 ± 1,5 mbar, permitindo que o gás extravase.

A membrana permanece aberta até que a sobrepressão caia para abai- xo de 0,5 mbar. Em seguida, o vedante impede a entrada de oxigênio na embalagem (refluxo), tornando-a impermeável novamente.

WICOVALVE® para selagem térmica

WICOVALVE® para selagem térmica

WICOVALVE® para selagem por ultrassom

Garantia de Qualidade

As válvulas WICOVALVE® são aplicadas com calor ou ultrassom. A selagem automática ocorre durante o processo de embalagem do produto por meio de equipamentos específicos. No entanto, nós também fornecemos standup pouches pré-fabricadas e embalagens sanfonadas já com válvulas integradas.