Proteção de aroma para café, massa e produtos de conveniência: Embalagem com válvula unidirecional

img

28

Set

Proteção de aroma para café, massa e produtos de conveniência: Embalagem com válvula unidirecional

Set 28, 2021 PRODUTOS

Domingo de manhã: hora do café torrado. Você abre o pacote. O que acontece? Você sente o aroma inimitável de café fresco. Por um breve momento, daí vontade de ser testemunha do processo de torra algures num país exótico, mesmo antes de ter moído o café ou colocado os grãos na máquina de café e premido o respectivo botão. Uma fragrância celestial, um sentimento celestial. É assim que bons domingos começam - bons dias em geral.

Não é por acaso que isso é possí­vel. Pequenos ajudantes fazem grandes contribuições. Elas são as válvulas de alí­vio de pressão unidirecionais.

Os consumidores dificilmente se perguntam por que o café tem um cheiro tão fresco, embora os grãos tenham sido embalados há algum tempo. Para eles, essa experiência olfativa aparentemente pequena é quase uma coisa natural. Na embalagem, o produto adquirido deve permanecer aromático e fresco. 

Os produtores devem atender a essa expectativa do consumidor. Aroma e frescura devem ser embalados juntamente com o produto. Este artigo explica como isso funciona.

O desafio após o desenvolvimento do produto

Os produtores de bens investem uma quantidade considerável de tempo no desenvolvimento de seus produtos. Eles fazem modificações e melhorias até encontrarem a solução perfeita - o melhor produto. Uma receita de café torrado, por exemplo. 

Depois de desenvolver o produto, os fabricantes se deparam com uma questão: Como podemos entregar nosso ótimo produto ao consumidor sem comprometer o frescor e a fragrância? Afinal, nem todo cliente pode comprar café diretamente da torrefadora. 

Felizmente, existem especialistas que lidam exatamente com esse tipo de questão. Seu objetivo é dominar exatamente esses tipos de desafios. Eles são profissionais de embalagens que oferecem soluções e permitem que os produtores concentrem toda a sua energia em seus produtos.

O dilema da embalagem

Certos alimentos permanecem ativos dentro da embalagem. Produtos como grãos de café ou chucrute crus geram gases. Assim que o produto é embalado, esses gases devem ser liberados, o que resulta em um dilema de embalagem: 

  • Se o produto não estiver em uma embalagem hermética, inevitavelmente ficará exposto ao ar. A consequência: O produto embalado oxida e sofre rapidamente a degradação do aroma e da qualidade. Não é um bom resultado!
  • Se o produto for envasado em uma embalagem hermética imediatamente após a torrefação, os gases gerados durante os próximos trás dias não podem escapar. A consequência: a embalagem irá estourar mais cedo ou mais tarde. Não é um bom resultado também!

Portanto, não é uma tarefa fácil. Mas nossos especialistas em embalagens aceitaram o desafio.

A solução

Na Wipf AG, resolvemos esse dilema. Uma embalagem totalmente estanque a gases (oxigênio e vapor d'água) para grãos de café só é possí­vel com uma válvula. 

Com a válvula de alí­vio de sobre pressão unilateral WICOVALVE, em combinação com laminados patenteados, a Wipf aumentou a vida útil do café em grão de algumas semanas para até dois anos. 

Em seu espectro de aplicações, esta válvula se tornou um padrão de fato. Ele permite que os gases escapem, mas impede a entrada de oxigênio. Assim, é uma das contribuições mais essenciais para a proteção otimizada dos produtos embalados. 

A alternativa para integrar uma válvula de alí­vio de pressão unidirecional?

  • Isso seria esperar até que o produto fosse totalmente desgaseificado e, em seguida, embalá-lo além do pico de frescor. Mais: Bons produtos devem ser embalados enquanto estão frescos e aromáticos. Esta não é uma alternativa genuína.

  • Em alguns mercados, a embalagem é perfurada com agulha. O buraco permite que o gás escape, mas também expõe o produto ao oxigênio - custa da vida útil e do risco de rápida dissipação do aroma. Novamente: não é uma alternativa real. 

Portanto, nada pode substituir a válvula de alívio de pressão unidirecional. E aqui, Wipf AG pode legitimamente reivindicar liderança de qualidade. Afinal, garantimos pelo menos três anos de perfeita integridade funcional - depois de três anos, a válvula funciona tão bem quanto no primeiro dia.

Boa proteção - não apenas para café

Boa proteção - não apenas para café

Originalmente, a válvula de alívio de pressão e proteção de aroma WICOVALVE® foi projetada exclusivamente para café. Nos últimos anos, entretanto, desenvolvemos essa tecnologia para cobrir um número crescente de novas aplicações. 

Hoje, ele protege produtos frescos e não tratados, como massas, soja, queijo, cogumelos ou alimentos de conveniência para micro-ondas. Graças ao WICOVALVE®, a embalagem atende aos requisitos de logística contemporâneos e, ao mesmo tempo, é amigável ao consumidor.

Especificamente, isso significa: Ao escolher a embalagem certa em combinação com uma válvula de alívio de pressão unidirecional, você pode comercializar seu excelente produto com a mesma qualidade em qualquer paí­s. Quer seus consumidores comprem seu produto em Zurique ou Moscou, a experiência do sabor permanece a mesma. 

Não é preciso dizer que também desenvolvemos as válvulas projetadas para a indústria do café. Um exemplo é a válvula biodegradável. Em combinação com materiais biologicamente compostáveis, a torrefadora de café agora pode oferecer um sistema de embalagem totalmente biodegradável e que oferece proteção otimizada para o café em grão inteiro contra a perda de aroma.

Funciona assim:

A válvula de alívio de pressão WICOVALVE® unidirecional atende aos mais altos requisitos da tecnologia de embalagem moderna. 

A válvula abre assim que o produto - grãos de café ou massa, por exemplo - gera sobrepressão interna suficiente. A válvula fecha novamente quando a sobrepressão diminui. Nesses ciclos, o selante evita a entrada de oxigênio na embalagem. Isso restaura o selo hermético da embalagem e mantém o precioso aroma dentro - por até dois anos a mais do que antes.

Soluções de embalagem flexí­vel de primeira linha

A Wipf AG desenvolve e produz filmes e bolsas de embalagem de alta barreira para as indústrias alimentícia, farmacêutica e não alimentícia. A empresa emprega 200 pessoas e é um dos principais fabricantes de embalagens da Europa. Em 2014 a venerável empresa completou 100 anos.

Você gostaria de aprender mais sobre nossos recursos?

Estamos ansiosos para ouvir de você.

Atenciosamente, Wipf AG